O uso do “Blog” sobre jogos no processo de ensino e aprendizagem em contextos bilíngues
Atualmente, o ensino bilíngue (inglês/português) tem crescido extraordinariamente no Brasil. Diversas escolas assumem o status de escolas bilíngues ou escolas que adotaram algum programa bilíngue. Para dizer o essencial, o ensino bilíngue aborda o uso da língua dentro do contexto educacional regular, iniciando-se na educação infantil. É uma abordagem educacional que, a partir dos conteúdos interdisciplinares aplicam e desenvolvem as habilidades da língua inglesa no dia a dia das crianças e adolescentes.
Ensinar
inglês não é uma simples tarefa, muitos estudantes não se identificam com o
idioma, mesmo sabendo que, por exemplo, será uma língua que proporcionará
inúmeras oportunidades para o futuro. Considerando essa perspectiva e buscando
transformar o ensino de inglês para que os alunos possam abraçar de forma
significativa, é importante que o professor elenque estratégias e providencie o
uso de plataformas digitais, blogs, informações, enfim, diversas ferramentas
para proporcionar um ensino divertido que possa laçar o estudante pela
curiosidade, mostrando-o pouco a pouco que aprender inglês pode ser divertido,
interessante e relevante.
Posto
isto é importante que as aulas usem contextos que façam parte da realidade dos
estudantes. Atualmente, estima-se que 75,5% da população no Brasil são adeptas
a jogos eletrônicos, a referida pesquisa foi desenvolvida pela “Pesquisa Gamer
Brasil”. Desse modo o número deixa evidente que se trata de uma temática querida
pelos estudantes e, plausível de ser abordada em sala de aula.
Os “games”
(jogos elétricos) são atrativos por possuírem narrativas das mais diversas que
imergem o jogador dentro de um universo totalmente novo, nesse universo os
jogadores são desafiados constantemente. Ler e analisar jogos é uma tarefa
prazerosa, logo para motivar a aprendizagem da língua inglesa em especial da
habilidade “Reading” (ler) os blogs sobre games são essenciais por despertarem
nos discentes diversos sentimentos motivadores. Outra habilidade que se pode
trabalhar é “Writing” (escrita), pois a partir do blog os discentes podem
interagir com as pessoas nativas que são autores nesse ambiente virtual,
proporcionando comunicação ativa no idioma alvo.
Segue uma
pequena lista que blogs que podem ser utilizados para desenvolver a
aprendizagem do idioma alvo:
https://wolfsgamingblog.com (O referido
blog escreve notícias sobre os jogos que estão fazendo sucesso, o mesmo permite
que os estudantes interajam com os autores e coautores a partir dos comentários)
https://www.thatvideogameblog.com (Esse blog faz avaliações e também traz notícias sobre diversos games, sejam
eles atuais ou não. O mesmo não possui um sistema de comentários, porém os
leitores podem participar das enquetes que são feitas escolhendo o próximo jogo
que a equipe irá avaliar em todos os aspectos.)
https://www.gameinformer.com (Esse
blog, sem dúvida o mais rico para a aprendizagem da língua inglesa, contem
notícias, videocast, comentários, com o mesmo é possível abordar três das
quatros habilidades da língua inglesa (Listening “ouvir”, Writing “escrever” e
Reading “ler”).

Qual estratégia poderá ser implementada no sentido de evitar que às paginas acessadas não seja instantaneamente traduzidas para o português?
ResponderExcluir