O uso do “Blog” sobre jogos no processo de ensino e aprendizagem em contextos bilíngues

Atualmente, o ensino bilíngue (inglês/português) tem crescido extraordinariamente no Brasil. Diversas escolas assumem o status de escolas bilíngues ou escolas que adotaram algum programa bilíngue. Para dizer o essencial, o ensino bilíngue aborda o uso da língua dentro do contexto educacional regular, iniciando-se na educação infantil. É uma abordagem educacional que, a partir dos conteúdos interdisciplinares aplicam e desenvolvem as habilidades da língua inglesa no dia a dia das crianças e adolescentes.

Ensinar inglês não é uma simples tarefa, muitos estudantes não se identificam com o idioma, mesmo sabendo que, por exemplo, será uma língua que proporcionará inúmeras oportunidades para o futuro. Considerando essa perspectiva e buscando transformar o ensino de inglês para que os alunos possam abraçar de forma significativa, é importante que o professor elenque estratégias e providencie o uso de plataformas digitais, blogs, informações, enfim, diversas ferramentas para proporcionar um ensino divertido que possa laçar o estudante pela curiosidade, mostrando-o pouco a pouco que aprender inglês pode ser divertido, interessante e relevante.

Posto isto é importante que as aulas usem contextos que façam parte da realidade dos estudantes. Atualmente, estima-se que 75,5% da população no Brasil são adeptas a jogos eletrônicos, a referida pesquisa foi desenvolvida pela “Pesquisa Gamer Brasil”. Desse modo o número deixa evidente que se trata de uma temática querida pelos estudantes e, plausível de ser abordada em sala de aula.

Os “games” (jogos elétricos) são atrativos por possuírem narrativas das mais diversas que imergem o jogador dentro de um universo totalmente novo, nesse universo os jogadores são desafiados constantemente. Ler e analisar jogos é uma tarefa prazerosa, logo para motivar a aprendizagem da língua inglesa em especial da habilidade “Reading” (ler) os blogs sobre games são essenciais por despertarem nos discentes diversos sentimentos motivadores. Outra habilidade que se pode trabalhar é “Writing” (escrita), pois a partir do blog os discentes podem interagir com as pessoas nativas que são autores nesse ambiente virtual, proporcionando comunicação ativa no idioma alvo.

Segue uma pequena lista que blogs que podem ser utilizados para desenvolver a aprendizagem do idioma alvo:

https://wolfsgamingblog.com (O referido blog escreve notícias sobre os jogos que estão fazendo sucesso, o mesmo permite que os estudantes interajam com os autores e coautores a partir dos comentários)

https://www.thatvideogameblog.com  (Esse blog faz avaliações e também traz notícias sobre diversos games, sejam eles atuais ou não. O mesmo não possui um sistema de comentários, porém os leitores podem participar das enquetes que são feitas escolhendo o próximo jogo que a equipe irá avaliar em todos os aspectos.)

https://www.gameinformer.com (Esse blog, sem dúvida o mais rico para a aprendizagem da língua inglesa, contem notícias, videocast, comentários, com o mesmo é possível abordar três das quatros habilidades da língua inglesa (Listening “ouvir”, Writing “escrever” e Reading “ler”).



Comentários

  1. Qual estratégia poderá ser implementada no sentido de evitar que às paginas acessadas não seja instantaneamente traduzidas para o português?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem em projetos educacionais

Vantagens e Benefícios do uso do Blog como uma Ferramenta Auxiliar no Contexto Educacional

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem dos conteúdos de Matemática