Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem dos conteúdos de Matemática

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem dos conteúdos de Matemática

 


José Josserlan de Lacerda Sousa

 

Hoje em dia, a tecnologia está muito presente no cotidiano das pessoas, tanto é que professores durante o seu planejamento escolar procuram meios de inserir nas aulas o uso de aparelhos tecnológicos e recursos digitais, com estes recursos buscam chamar a atenção dos educandos e conectá-los a realidade da tecnologia. O uso destes recursos didáticos nas aulas leva os alunos a aprenderem o conteúdo de forma dinâmica.

Nas aulas de matemática, o professor pode oferecer uma prática educativa diferenciada, com a finalidade de alunos aprender competências matemáticas de diversas maneiras diferentes e educativas, alguns exemplos de recursos didáticos são os blogs, uma ferramenta que tem como objetivo, auxiliar o ensino/aprendizagem dos alunos em sala de aula. O blog é um recurso educativo que pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de matemática para os alunos na escola.

Para Ferreira (2013, p. 163), “a tecnologia é essencial no processo de visualização, pois ocupa um papel pedagógico fundamental na compreensão de conteúdos matemáticos”. Assim se percebe a importância do estudo das tecnologias no ensino do componente curricular Matemática”.

Segundo Farhat e Lisboa (2014), os blogs são páginas na internet que tem configurações abertas e podem ser alteradas pelo autor e por todos que ele autorizar. Dentre as alterações podemos destacar a alteração do nome, o endereço, a descrição, a aparência visual da página, cores, etc. Seus pontos fortes são a acessibilidade e a liberdade de expressão. O blog possui funcionalidades diferentes do chat, de um fórum, pois além da facilidade de criar, editar e publicar, ele não exige conhecimentos técnicos especializados.

Portanto, podemos utilizar os blogs como uma estratégia pedagógica ou como um recurso pedagógico nas aulas de matemática, basta que o professor faça antes uma breve avaliação do blog que será utilizado, como também a análise comparativa se este possui a mesma proposta de ensino do conteúdo a ser aplicado em sala de aula.

 

 

Referencias:

 

Imagem disponível em: https://blog.stoodi.com.br/blog/matematica/matematica/

 

OLIVEIRA, Edvaldo Ramalho de; CUNHA, Douglas da Silva. O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau. Revista Educação Pública, v. 21, nº 36, 28 de setembro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-matematica-contribuicoes-do-isoftwarei-geogebra-no-ensino-da-funcao-do-1-grau

 

 ROSÁRIO, Samuel Antonio Silva, A utilização de um blog e suas ferramentas no ensino e aprendizagem da matemática Research, Society and Development, vol. 8, núm. 7, pp. 01-11, 2019 disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662198006/html/

 

 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem em projetos educacionais

Vantagens e Benefícios do uso do Blog como uma Ferramenta Auxiliar no Contexto Educacional