Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem dos conteúdos de Matemática
Uso do blog como ferramenta para auxiliar
o ensino aprendizagem dos conteúdos de Matemática
José Josserlan de Lacerda Sousa
Hoje
em dia, a tecnologia está muito presente no cotidiano das pessoas, tanto é que
professores durante o seu planejamento escolar procuram meios de inserir nas aulas
o uso de aparelhos tecnológicos e recursos digitais, com estes recursos buscam
chamar a atenção dos educandos e conectá-los a realidade da tecnologia. O uso
destes recursos didáticos nas aulas leva os alunos a aprenderem o conteúdo de
forma dinâmica.
Nas
aulas de matemática, o professor pode oferecer uma prática educativa
diferenciada, com a finalidade de alunos aprender competências matemáticas de
diversas maneiras diferentes e educativas, alguns exemplos de recursos didáticos
são os blogs, uma ferramenta que tem como objetivo, auxiliar o
ensino/aprendizagem dos alunos em sala de aula. O
blog é um recurso educativo que pode potencializar o processo de ensino e
aprendizagem de matemática para os alunos na escola.
Para Ferreira (2013, p. 163), “a tecnologia é
essencial no processo de visualização, pois ocupa um papel pedagógico
fundamental na compreensão de conteúdos matemáticos”. Assim se percebe a
importância do estudo das tecnologias no ensino do componente curricular Matemática”.
Segundo Farhat e Lisboa (2014), os blogs são
páginas na internet que tem configurações abertas e podem ser alteradas pelo
autor e por todos que ele autorizar. Dentre as alterações podemos destacar a
alteração do nome, o endereço, a descrição, a aparência visual da página,
cores, etc. Seus pontos fortes são a acessibilidade e a liberdade de expressão.
O blog possui funcionalidades diferentes do chat, de um fórum, pois além da
facilidade de criar, editar e publicar, ele não exige conhecimentos técnicos
especializados.
Portanto, podemos utilizar os blogs como uma
estratégia pedagógica ou como um recurso pedagógico nas aulas de matemática,
basta que o professor faça antes uma breve avaliação do blog que será
utilizado, como também a análise comparativa se este possui a mesma proposta de
ensino do conteúdo a ser aplicado em sala de aula.
Referencias:
Imagem disponível em: https://blog.stoodi.com.br/blog/matematica/matematica/
OLIVEIRA, Edvaldo Ramalho de; CUNHA, Douglas da Silva. O
uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra
no ensino da função do 1º grau. Revista Educação Pública, v. 21, nº 36, 28
de setembro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-matematica-contribuicoes-do-isoftwarei-geogebra-no-ensino-da-funcao-do-1-grau
ROSÁRIO, Samuel Antonio Silva, A utilização de
um blog e suas ferramentas no ensino e aprendizagem da matemática Research,
Society and Development, vol. 8, núm. 7, pp. 01-11, 2019 disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662198006/html/

Comentários
Postar um comentário